segunda-feira, 12 de maio de 2014

Resenha: O Diário de um Mago - Paulo Coelho (Sextante)

     Por incrível que parece, durante 1 ano e meio sendo leitora, jamais havia lido ou escutado algo sobre Paulo Coelho, a primeira vez foi no dia que comprei este livro, ele estava em uma promoção, na loja Americanas, e então eu resolvi comprar.
Características:
Autor (a): Paulo Coelho
Editora: Sextante
Páginas: 240
Acabamento: Brochura
Edição: Comemorativa de 25 anos
Ano: 2012
Gênero: Literatura Nacional

Sinopse:

"Cheguei à cidade depois de tomar um ônibus da linha entre Pedrafita e Compostela. Em 4 horas fizemos os 150 km que separavam essas duas cidades e me lembrei da minha peregrinação: às vezes precisava de duas semanas para percorrer essa mesma distância a pé. Dentro de pouco tempo pegarei um avião de volta para o Brasil... Tenho muito o quê fazer. Passa pela minha cabeça a idéia de escrever um livro sobre o que vivi. Mas esta é ainda uma idéia remota..." - Paulo Coelho


     Antes de ler, procurei saber um pouco sobre o autor, mas foi a mesma coisa que nada, metade das pessoas não gostavam dele, e a outra metade adoravam, então eu resolvi ler logo o livro, e saber em qual desses dois grupos eu iria pertencer.
     A obra começa no momento em que Paulo esta recebendo, ou melhor perdendo sua nova espada, isso porque seu Mestre sabia que no fundo ele ainda não se encontrava preparado. Então a espada é escondida, e ele terá que fazer uma peregrinação até Santiago de Compostela, se preparar e achar a espada. Só que a indecisão começa a aparecer, o medo de abandonar tudo no Brasil para ir em busca da espada parece ser algo fora de cogitação, porém depois de uma boa conversa com sua mulher e refletir muito, ele resolve ir. Será guiado por Petrus, que também ensinara vários exercícios para que Paulo se prepare.
     Bem no começo dessa peregrinação, ele já da de cara com um demônio, coisa que no decorrer da história terá que enfrentara muito, ao longo desse tempo, vai praticando exercícios, passado por Petrus, que também são escritos no livro, passo a passo, para que o leitor saiba ou até tente fazer. E assim, Paulo vai quebrando barreiras, e se superando em cada momento. Para que no final tudo se transforme, e ele finalmente entenda o significado da vida e o caminho das pessoas comuns.
     Meu conhecimento é muito vago em religiosidade, e já que o livro trata desse tema, imaginei que algumas coisas iriam ficar meio perdidas, sem explicação, mas o autor trata de deixar tudo as clara, explica cada atitude, cada detalhe e significado das coisas.
     Enfim, adorei o livro, a narrativa do autor foi ótima pra mim, algumas pessoas podem não gostar, por causa do sobrenatural da historia, algumas coisas que ele ensina pode não agradar alguns, até a mim, tem uns ensinamento uns conselhos, que realmente eu não gostei, mas de 10, 1 ou 2 não me agradaram, então o livro tem muito a oferecer.
     Recomendo muito ele, mesmo você que não gosta do assunto, de uma chance, se você tentar e prestar atenção no que ele te passar, pode ajudar e muito.
     Citações do Livro:
[...] o extraordinário reside no Caminho das Pessoas Comuns.”
[...] a decisão do homem de cumprir o seu destino que o faz ser realmente um homem.” – Pág: 12
[...] como dizia Jesus Cristo, não há nada oculto que não tenha sido revelado.”
A gente não precisa subir uma montanha para saber se ela é alta.” – Pág: 29
O barco está mais seguro quando está no porto, mas não foi para isto que foram construídos os barcos.” – Pág: 29
Tudo é permitido, menos interromper uma manifestação de Amor.” – Pág: 55
Deus não é vingança, Deus é Amor. Sua única punição consiste em obrigar alguém que interrompeu uma obra de Amor a continuá-la.” – Pág: 55
O Bom Combate é aquele que é travado em nome de nossos sonhos. Quando eles explodem em nós com todo o seu vigor – na juventude –, nós temos muita coragem, mas ainda não aprendemos a lutar.” – Pág: 57
[...] sem perceber que precisamos de todos e de tudo, seremos guerreiros arrogantes.” – Pág: 70
Tudo nessa vida dura muito pouco.” – Pág: 103
O homem é o único ser na natureza que tem consciência de que vai morrer.” – Pág:120
A noite tinha invadido tudo e trazido consigo os temores do homem.” – Pág: 125
Ensinar é mostrar que é possível. Aprender é tornar possível a si mesmo.” – Pág:139
Um homem que não sabe ouvir não pode escutar os conselhos que a vida nos dá a cada instante.” – Pág: 171
Continuar buscando até o final sem ter medo de ser derrotado.” – Pág: 201
Não existe nenhum pecado em ser feliz.” – Pág: 215


[...] a busca da felicidade é pessoal, e não um modelo que possamos dar aos outros.” – Pág: 215

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...