domingo, 22 de março de 2015

Resenha: A Mocinha do Mercado Central - Stella Maris Rezende (Editora Globo)

“Quando completou seis meses de gravidez, descobriu que estava carregando uma menina. Uma menina. Ela lhe daria o nome de Maria. Maria. Um nome simples e forte. O nome da Nossa Senhora.”


Características:

Autor (a): Stella Maris Rezende
Ilustrador (a): Lautent Cardon
Editora: Globo
Edição:
Ano: 2011
Páginas: 112
Capa: Brochura
Gênero: Ficção, Literatura Juvenil.

Sinopse:

Maria Campos. Este era o nome completo da mocinha do interior de Minas Gerais. Pouco, pensava ela. Principalmente se comparado ao da amiga Valentina Vitória Mendes Teixeira Couto. Faltava-lhe o sobrenome do pai, já que fora concebida em uma circunstância trágica. Mas, o que pode representar de fato um nome? Valentina, a quem Maria no princípio achara meio enxerida, e que acabou por se tornar uma grande amiga, sabia de cor o significado de todos eles. Da situação adversa, Maria tirou a ideia que a colocaria em uma sequência de aventuras: adotaria em cada lugar por onde passasse uma personalidade que correspondesse ao sentido do um nome escolhido.


E lá vamos nós: 

Maria Campos é fruto de um abuso que sua mãe Bernadinha sofreu ainda jovem, em uma viajem para São Paulo.  Mas não pense você, que isso a atrapalha de algum modo. Mesmo com um passado duro nas costas, Maria é uma menina tranquila e curiosa.
As aventuras da vida dessa mocinha começa, por causa de sua amiga Valentina Vitoria “forte vencedora”, que é fascinada pelos significados dos nomes, e essa fascinação é logo passada para Maria, que planeja começar a viajar, para vários lugares, e em cada lugar viver como uma pessoa diferente. A ideia é escolher um nome, e uma cidade, para viver nesse lugar baseando-se no significado do nome escolhido.
A cada cidade, uma lição, uma experiência nova, uma personalidade nova. Vamos conhecer com o passar das páginas a Zoraida “cativante e sedutora”, a Tereza “que carrega as espigas de trigo”, a Simone “aquela que escuta”, a Miriam “filha desejada” entre várias outras, que mesmo tendo suas personalidades, sempre teram um pouco de Maria.
Foi uma leitura super gostosa, estava precisando de um livro leve e tranquilo, depois de uma maratona de livros policiais RS.
O livro tem uma narrativa gostosa e tranquila, com uma historia simples e cativante, a gente vai aprendendo com as experiências dessa personagem curiosa, e vendo que temos que seguir nossos sonhos, sem deixar o peso da vida nos derrubar.
A parte gráfica é linda, as páginas tem detalhes nas pontas, as ilustrações no decorrer do livro são maravilhosas e bem aplicadas, da para perceber que foi feito com cuidado. Muito caprichado.
Recomendo sim o livro, para qualquer pessoa, desde o público infantil até o adulto. Uma leitura rápida e prazerosa.

-Larissa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...