domingo, 18 de janeiro de 2015

Resenha: O Lado Bom da Vida- Matthew Quick

    Olá pessoal!

     Bom, sou nova aqui no blog, meu nome é Tayná (Tay), tenho 14 anos e sou de SP. Sempre gostei de ler e escrever. Espero que gostem de mim :) 
    Vamos lá, hoje farei resenha do livro O Lado Bom da Vida, ele é bem conhecido e aprovado, aliás, é meu livro favorito :)


"(...): não pertenço ao mundo real, porque sou incontrolável e perigoso. Mas é claro que não falo isso a Jake, principalmente porque ele nunca foi internado e não entende qual é a sensação de perder o controle, (...) porque ele nunca foi casado e nunca perdeu alguém como Nikki e não está tentando nem um pouco melhorar a sua vida, porque ele nunca sentiu o conflito que acontece dentro de meu peito todo maldito dia – as explosões químicas que iluminam meu cérebro como se fosse Quatro de Julho e as terríveis necessidades e impulsos e..."Pág. 98



Características:
Numero de páginas: 256
Titulo original: Silver Linings Playbook
Editora: Intrinseca
Autor: Matthew Quick
Ano de lançamento: 2008
Ano de lançamento no Brasil: 2012
Tradução: Alexandre Raposo                      
Valor aproximado: R$21,00                                 



                                    Sinopse 

   Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele 'lugar ruim', Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um 'tempo separados'. Tentando recompor o quebra-cabeça de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com o pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.


         Lançado pela editora Intrínseca em 2008, escrito pelo acadêmico Matthew Quick que deixou de lecionar para escrever, O Lado Bom da Vida é um romance um tanto quanto louco e envolvente. O livro é narrado, como um diário, por Pat Peoples um sujeito que acaba de sair de uma clinica psiquiátrica. Sem lembrar o motivo que o levou até lá, aos poucos vai retomando a memória, enquanto tenta se reaproximar de sua ex-mulher, Nikki, e precisando enfrentar uma realidade bem pouco promissora.
          O protagonista começa a se relacionar com Tiffany, uma mulher também um tanto quanto problemática. É interessante observarmos o otimismo crônico que Pat leva dentro de si, enquanto sabemos  que a realidade é bem mais dolorida.
          Além do drama e romance, também nos mostra uma boa dose de humor. Não é possível mantermos seriedade enquanto Quick faz de Kenny G, um saxofonista, um grande inimigo de Pat.
          Com um enredo totalmente fascinante, neste livro é possível reconhecermos as coisas boas que a vida nos trás, o lado bom da vida, as pessoas pela qual vale a pena sorrir, e que muitas vezes vivemos dentro de um otimismo falso. Apesar de todas as desavenças na vida de Pat, ele se mostra altamente otimista com seu objetivo. Quem nunca se sentiu totalmente otimista em algo, porém esse otimismo não valeu de nada? Também é importante observarmos o esforço que Tiffany faz para tirá-lo dessa ilusão de que um dia Nikki irá voltar para seus braços.Colocando na vida real isso, veremos que há varias pessoas ao nosso redor querendo nos mostrar a verdade, por mais ácida que seja, mas é a verdade.


         Bom, é isso pessoal, acho que consegui passar um pouco do que senti ao ler este livro para vocês! Recomendo muito! Até mais :)

-Tay


               



2 comentários:

  1. Primeiramente queria dizer que AMEI o nome do blog hahahaha. <3
    Bem, eu já quis ler esse livro, depois de ter visto o filme, mas acabei vendo várias pessoas dizendo que o filme é melhor, etc, e eu acabei perdendo a vontade.
    Mas após de ler seu post, to pensando seriamente em dar uma chance a ele. :)
    Beijos, Carol
    www.girlfromoz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol :) Eu li o livro primeiro, depois vi o filme. Notei algumas diferença entre eles, não achei o filme muito fiel. Porém amei o filme também haha, mas prefiro o livro. Que bom que gostou :D
      Beijos
      -Tay

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...