quarta-feira, 12 de março de 2014

Resenha: Jogos Vorazes - Suzanne Collins

     Eu adoro livros em que a menina não é aquela coisa nojenta e indefesa. Ela corre atrás de solução, luta para sobreviver, é macho quando precisa mas tem seu lado feminino, foi como ler a menina que eu queria ser.

Características: 
Autor: Suzanne Collins
Páginas: 1240
Editora: Rocco
Edição: 1º
Tipo de capa: BROCHURA
Ano: 2011
Assunto: Literatura Estrangeira - Ficção Cientifica 
Idioma: Português

Sinopses:

Jogos Vorazes- Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Em Chamas- Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.


A Esperança- Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?



À primeira vez que ouvi falar sobre essa trilogia foi pela boca de alguns dos meus amigos, eles falavam (e ainda falam) que é uma história surpreendente, e que eu devia ler, não foi nem um "eu te indico para ler um dia" foi mais para "VOCÊ VAI LER". E ai no meio de tudo isso eu decidi que iria ler Jogos Vorazes, e a oportunidade de ter esses livros veio com uma promoção, eu até falei disso em um post que fiz a muito tempo (se quiser ver clique AQUI).

     24 jovens, um menino e uma menina de cada distrito, lutando em uma arena, até sobrar apenas um. Isso é o pequeno resumo dos Jogos Vorazes, uma especie de "programa" que surgiu depois de uma guerra.
     O primeiro livro, foi impactante, a história e a garra de Katniss me fisgaram. No começo com uma vida pacata, caçando junto ao seu amigo Gale, para conseguir suprir as necessidades familiares, não é lá a vida perfeita mas ela ira arrepender-se de ter reclamado de tudo isso, quando entrar nos Jogos, lá vai mostrar que realmente sabe caçar e o povo vai conhecer uma jogadora épica.
     No segundo livro a coisa fica bem mais pesada, os jogos estão bem mais violentos, e Snow (o presidente da capital) não fica feliz com o final do ultimo Jogo, e quer acabar com a fama de Katniss. Só que agora a ideia não é sair viva e sim deixar Peeta vivo. Esse livro acaba em uma completa loucura, deu uma reviravolta que me deixou louca para ler A Esperança.
     Agora à verdadeira guerra começa. Snow está fazendo de tudo para destruir Katniss, o ódio nunca esteve tão exposto, e esse conflito entre a capital e o povo da rebelião vira uma luta de vale tudo. E Katniss se vê em um momento de confusão e duvidas. Ela vai ter que usar TODAS as suas armas para ganhar essa guerra e salvar as pessoas que vivem nos distritos.

     Jogos Vorazes "PERFEITO" Em Chama "LOUCURA" A Esperança "DECEPÇÃO". 

    Isso resume minha opinião sobre a trilogia, o primeiro livro foi maravilho, seria ótimo acabar ali, então veio Em Chamas, as coisas ficaram mais pesadas e emocionantes, com aquele final que te deixa em conflito com a mente, quando começou A Esperança eu estava com os nervos a flor da pele, louca para saber o final, imaginando a Katniss igual louca atrás de Snow para acabar com ele, com aquele final triunfante, mas na verdade foi super sem graça, a autora me deixou no poço.
     Contudo, a trilogia é interessante, Collins tem uma escrita agradável, e fez uma história super bacana, à unica coisa que me incomodou foi a narrativa em primeira pessoa, ou seja nós só sabemos o ponto de vista da Katniss, e o final da história que também deixou a desejar. 

Citações:
"Na visita de Snow antes da Turnê da Vitória, ele me desafio a apagar quaisquer dúvidas de meu amor por Peeta, "Convença a mim", disse Snow. Ao que parece, sobe aquele céu quente e cor-de-rosa com a vida de Peeta no limbo, eu finalmente o convenci. E ao fazê-lo, dei a ele a arma que precisava para me quebrar." Pág: 171 - A Esperança

"Veneno. Arma perfeita para uma cobra" Pág: 188 - A Esperança

     E vocês o que acharam da trilogia? Gostaram do final? Fale um pouco sobre o que achou dos livros aqui nos comentários.

Um comentário:

  1. Oiee ^^
    Essa é uma das minhas trilogias favoritas, mas odiei A esperança com todas as minhas forças. A autora enrolou demais, pareceu até que o livro não era dela *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...