domingo, 21 de setembro de 2014

Resenha: O Mago de Camelot - A saga de Merlin para coroar um dragão -Marcelo Hipólito

Olá leitores <3
Hoje vamos falar um pouco sobre a obra O Mago de Camelot, do nosso parceiro Marcelo Hipólito.


Características:
Autor: Marcelo Hipólito
Páginas: 152
Ano: 2013
Gênero: Literatura Nacional/
             Romance

Sinopse:
De uma infância pobre e sofrida à irresistível ascensão aos salões dos grandes reis; de um começo sem esperanças ao despertar de um poder inigualável e temido, Merlin vem a se tornar o homem mais influente da Idade das Trevas. Confidente supremo do rei Artur e maior conselheiro da corte de Camelot. Misterioso e enigmático. Amado e odiado. Druida, monge e mago. Na Britânia do Século V da Era Cristã – abandonada pela queda do Império Romano à barbárie dos invasores saxões –, Merlin surge para impor um novo tipo de rei a um povo abatido e desesperado, alterando, para sempre, não apenas o destino dos britânicos, mas de toda a humanidade. A saga de um homem determinado a erigir uma civilização de paz e justiça numa terra devastada pelo caos e pela guerra irrompe em uma aventura épica e brutal que equilibra realismo duro com doses amargas de magia. "O druida, então, abriu um sorriso malévolo aos soldados saxões. Hengist gritava às suas tropas para se manterem firmes, mas sua vanguarda ruía à medida que um resoluto Merlin avançava, a passos largos, na sua direção. A defesa saxônica se fragmentava perante o pavor supersticioso imposto pela figura aterrorizante do druida. Face à derrota iminente, Hengist se desesperou, girando seu machado e galopando para Merlin. O druida estancou diante do ataque rápido e brutal do rei saxão. Sem tempo para conjurar um feitiço protetor, Merlin percebeu, tardiamente, a estupidez de seu erro. Em sua soberba e imaturidade, ambicionara vencer sozinho a batalha. Agora, contudo, sua queda restauraria o ânimo dos saxões, desgraçando o contingente britânico. Merlin experimentou o fragor das narinas do cavalo e o tremor do solo sob seus cascos potentes. O machado de Hengist se projetou para lhe separar a cabeça dos ombros". 

Resenha:
   Começamos o livro, conhecendo o pequeno Merlin, filho de uma prostituta desalmada, que volta e meia o manda junto de seu irmão mais velho ___ ao mercado, para roubar, os meninos ainda apanham se não voltarem para casa com algo útil para a "mãe". 
   Em um determinado momento, eles acabam sendo pegos, e vão viver em condições deploráveis, os dois chegam a ficar na beira da morte, mas são tirados de lá, e vão para nas mãos de um druida, sujeito que tem a natureza como sua norteadora.
   Merlin teria um final desastroso, se não fosse por um pequeno detalhe, que mudaria sua vida para sempre, fazendo aquele pequeno menino se transformar no grande Merlin.

   É um misto delicioso, desse clássico, com o jeito caseiro do autor, para contar a história.
   Ao contrario de muitos, gostei da atitude do autor em deixar cada personagem ser humano, ter seus erros, seus medos, suas ambições e etc... até o grande Merlin tem seus altos e baixos, suas magoas não resolvidas, seus problemas inacabados.
   Uma leitura SUPER fluida, você começa ler o livro normalmente, e do nada percebe que já está no fim, é tudo bem explicado, bem explicito. Não encontrei falhas realmente relvantes neste livro do autor, infelizmente, ainda não tive a oportunidade ler os outros, mas espero em breve ter essa oportunidade.

   Recomendo tanto para alguém que estava como eu (zero de informações sobre a história) quanto para quem já sabe de trás para frente, é uma forma de retocar, de sentir de novo o gostinho desse clássico, contado de outra maneira.

5 comentários:

  1. parece realmente um bom livro eu as brumas de Avalon

    ResponderExcluir
  2. Olá, Larissa! Eu amo tudo que envolva a famosa Camelot, desde as histórias mais clichês até as mais densas e pesquisadas! Eu te recomendo agora As Crônicas de Artur, do Bernard Cornwell, que é um retrato muito verossímil da lenda do rei artur e com personagens também com erros e mágoas! Vou anotar o livro do Marcelo na lista de desejados! Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A nem me fala nesse livro que me da até vontade de chorar. Já conhecia eles, só não comprei ainda por $$$ kkk mas eles estão sim na minha litinha ><

      Excluir
  3. Oiee ^^
    Acho que eu fui uma das poucas pessoas que não gostou muito desse livro. Não conseguia entrar na história sabe? Não fluia tão bem e estava cansativo demais *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece né, também já li livros que a maioria gostou e eu não achei tanta coisa assim rsrsrs vida de leitor é assim kk

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...